TERRA NATIVA FM, 91,1

INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA, TEM NOME.

quinta-feira, 15 de junho de 2017

COMEMORAÇÃO DE CORPUS CHRISTI TEM TAPETES COLORIDOS E DEZENAS DE FIÉIS PELAS RUAS DE JURANDA


A celebração do Corpus Christi nesta quinta-feira (15) teve procissão, missa e os famosos tapetes coloridos, feitos de serragem, flores, sal grosso, pó de café, tampinhas e outros materiais, reuniu centenas de fiéis pelas ruas de Juranda.

Na manhã desta quinta-feira dia 15, católicos de Juranda se reuniram para enfeitar ruas da cidade para celebrar o dia de Corpus Christi.

Com participação desde da noite de ontem, quarta-feira, 14, na preparação do pó de serra e hoje de dezenas de fiéis de vários segmentos da igreja, como pastorais, movimentos eucarísticos, grupo de jovens e catequistas, apostolados, tanto da sede como do Distrito de Rio Verde e comunidades rurais, que estiveram ajudaram na decoração dos tapetes do trajeto para procissão.

A procissão teve início, às 15 horas o Pároco da cidade, Padre Luiz da Silva Andrade, celebrou a santa missa que foi a preparação para início da procissão pelas ruas da cidade.


Após a celebração da santa missa, dezena de pessoas participaram da procissão, com um trajeto saindo da igreja matriz (Paróquia Nossa Mãe De Deus), a procissão de Corpus Christi se finalizou com a tradicional partilha dos pães entre os presentes.



CORPUS CHRISTI SIGNIFICA CORPO DE CRISTO

É uma festa religiosa da igreja católica que tem por objetivo celebrar o mistério da eucaristia, o sacramento do corpo e do sangue de jesus cristo.

A festa de corpus christi acontece sempre 60 dias depois do domingo de páscoa ou na quinta-feira seguinte ao domingo da santíssima trindade, em alusão à quinta-feira santa quando jesus instituiu o sacramento da eucaristia.

Durante esta festa são celebradas missas festivas e as ruas são enfeitadas para a passagem da procissão onde é conduzido geralmente pelo bispo, ou pelo pároco da igreja, o santíssimo sacramento que é acompanhada por multidões de fiéis em cada cidade brasileira.

A tradição de enfeitar as ruas começou pela cidade de ouro preto em minas gerais.

A procissão pelas vias públicas é uma recomendação do código de direito canônico que determina ao bispo diocesano que tome as providências para que ocorra toda a celebração, para testemunhar a adoração e veneração para com a santíssima eucaristia.

ORIGEM DO CORPUS CHRISTI

Com origem no século 13, a festa católica ocorre cerca de 60 dias depois da Páscoa e celebra a Eucaristia, um dos sacramentos da igreja católica que representa a transmutação do pão e do vinho no corpo e no sangue de Jesus.

A festa do Corpus Christi foi instituída pelo Papa Urbano IV no dia 8 de setembro de 1264. A procissão de Corpus Christi lembra a caminhada do povo de Deus, peregrino, em busca da terra prometida.

O antigo testamento diz que o povo peregrino foi alimentado com Maná, no deserto. Com a instituição da eucaristia o povo é alimentado com o próprio corpo de Cristo.

A data é sempre comemorada numa quinta-feira em alusão à Quinta-feira Santa, quando a Igreja diz ter tido início a instituição deste sacramento na última ceia de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COTAÇÕES

Projeção da população do Brasil

Projeção da população do Paraná