TERRA NATIVA FM, 91,1

INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA, TEM NOME.

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

COMPANHIA DE REIS “SOL NASCENTE” E “ESTRELA GUIA” DE JURANDA REALIZAM FESTA DE SANTOS REIS EM JURANDA


A Companhia de Reis “ESTRELA GUIA” do Distrito de Rio Verde de Juranda e a Companhia de Reis “SOL NASCENTE” da comunidade Vila Rural Alto Alegre, realizaram no dia 06 de janeiro, a tradicional Festa de Santos Reis após 12 dias de caminhada e devoção aos Santos Reis, indo de casa em casa anunciando o nascimento do Menino Jesus.


Dessa forma não deixando de Resgatar a tradição popular encerrando as comemorações do Natal, com a chegada da Bandeira dos Três Reis Santos. Como é de costume nessas comunidades todos os anos as famílias se reúnem para cumprir o ritual tradicional da chegada da Bandeira dos Três Reis Santos, encerrando a tradição das visitas domiciliares e promovendo uma grande festa popular, com reza, cantoria e um almoço aberto para toda a comunidade.


A Folia de Reis é uma da festa mais popular de caráter religioso e cultural, tradicionalmente realizada entre o Natal e o dia 6 de janeiro. Grupos religiosos de cantores e músicos trajando fardamento colorido percorrem as ruas, estradas e carreadores entoando cânticos que relembram a viagem dos três reis magos – Baltazar, Belchior e Gaspar – para dar as boas vindas ao menino Jesus recém-nascido.

Após terem visitados os devotos de Reis em Distrito de Ouro Verde, município de Corbélia, Ubiratã, Campina da Lagoa, Goioerê, Mamborê, Boa Esperança, Janiópolis, Rancho Alegre do Oeste e Juranda, visitas estás a devotos na área rural e urbana.


Encerarão a sua caminhada na manhã do dia 06, Dia de Santos Reis, com um grandioso almoço, que como já é de tradição com a presença de centena de devotos no Salão de festa da igreja católica em Rio Verde e no Galpão da Vila Rural Alto Alegre.

“Estamos seguindo nessa jornada e precisamos cada vez mais incentivar o pessoal. Já faz 12 anos mais ou menos que eu estou nessa caminhada, deves em quanto falta um folião, mais dai a gente coloca outro para canta e assim vamos seguindo em frente, arranjamos um embaixador de londrina que veio para ajudar nos. A bandeira que esta nessa caminhada desse ano da Companhia “Estrela Guia” está no quarto ano e no sétimo ano vamos para Aparecida do Norte se Deus quiser levar ela como manda a tradição”, comenta o presidente o Sr. Paulo Barra, morador do  Distrito de Rio Verde há 30 anos, “antes eu participava em Mamborê da Folia de Reis”, finaliza Sr. Paulo.


O presidente da bandeira da Companhia “Sol Nascente” o Sr. Antônio Venâncio de Godoi, popular Toicim e os Embaixadores Lourival e Tiago Souza, agradeceram a todos os foliões que estiveram desde das primeiras horas do dia 25 de dezembro até dia 06 de janeiro, um total de doze dias, participando da companhia e a presença de todos que ajudaram na organização e na preparação do almoço que a todos que estiveram presente na chegada da bandeira e que colaboraram com ofertas para a Festa de Reis.


A prefeita Leila Miotto Amadei a vice-prefeita Joelma Damasceno Demeneck juntamente com a presidente da câmara Amália Rodrigues de Coltre e o vereador Leomar “Bolinha” estiveram prestigiando a Festa de Reis no distrito de Rio Verde.


CONFIRA AS FOTOS: VILA RURAL / RIO VERDE


Em seguida estiveram presente na Festa da Comunidade Vila Rural Alto Alegre, que apesar da chuva na chegada dos foliões contou com um grande número de devotos no almoço.



  

FOLIA DE REIS: DE ORIGEM EUROPEIA, FESTA TAMBÉM É TRADICIONAL NO BRASIL


O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz à tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.

Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.

Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro. Nessa data, os magos são colocados no presépio e o menino Jesus na manjedoura é trocado por um maior, que fica no colo da Virgem Maria.


Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália, festa da "Befana" (uma velha bruxa que dá presente para as crianças). No dia de Reis é costume desfazer as decorações natalinas, guardar os enfeites e desmontar os presépios.


FESTA DE REIS NO BRASIL




No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.

Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro acontece entre os primeiros minutos do dia 25 de dezembro e o dia 06 de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda.


Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.

DE PORTA EM PORTA
O embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus.

As companhias vão de porta em porta durante os doze dias que antecedem de festa. Segundo a tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deve ter uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio.


Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida ou doação a seus integrantes, para a Festa de Reis, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino.



No dia de Reis, 6 de janeiro, acontece a Festa de Reis, geralmente com um grande almoço, e a bandeira retorna à casa do Presidente da bandeira.


Membros da Companhia de Reis "ESTRELA GUIA" do Distrito de Rio Verde
Paulo Barra, Sebastiana S. Barra, Celso Costa de Souza (Sabonete), José Ap. Felix Paulista (Zé Paulista), Durcilia Jesus Felix, Maria Eduarda Felix, Roslei Felix, Elodimar de Oliveira, Leandro dos Santos, Marcio Capiche, Jeferson Modesto, Rafael Modesto, José Mateus Ferreira, Josiel Albino de Paula, Sergio Conceição, Edson Souza Santos (Nenê), Edinaldo Souza Santos, Alan Delon Batista da Silva, Antenor Martins, Vanderlei Ferreira e Sidnei Saran.

Membros da Companhia de Reis "SOL NASCENTE", Comunidade Vila RuralToicinho, Marcelo, Tiago, Lourival, Bruno, Veridiana, Jhon Leno, Dida, Ivonei, Pai Nene, Bico, Tauã, Osmailton, Podinha, Toinho motorista e a Dona Deuza.


Fotos: M.Camargo/Juranda News, Noel de Almeida e rede social

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COTAÇÕES

Projeção da população do Brasil

Projeção da população do Paraná