TERRA NATIVA FM, 91,1

INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA, TEM NOME.

sábado, 22 de outubro de 2016

ESTUDANTES OCUPAM O COLÉGIO ESTADUAL JOÃO MAFFEI ROSA DE JURANDA


Nos últimos dias o movimento de ocupação das escolas se espalhou rapidamente pelo estado do Paraná, planejado por grêmios estudantis e apoiado pela União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES).


O movimento OCUPA PARANÁ, tem por objetivo a ocupação das escolas publicas pelos alunos como forma de protesto contra a criação e aprovação da Proposta de Emenda à Constituição - PEC 241, que limita gastos públicos, com saúde educação e a implantação Medida Provisória - MP 746, que promove alterações na estrutura do ensino médio, sem nenhuma discussão com educadores e alunos.


Assim no último dia 14 de outubro o Grêmio Estudantil e alunos do ensino médio do Colégio João Maffei Rosa, em assembleia votaram pela ocupação da escola que ocorreu na ultima segunda-feira, dia 17.

Segundo os alunos o movimento é legitimo e democrático, garantido por lei, Art. 3º da ECA*, este movimento é realizados pelo Grêmio Estudantil e diversos alunos visando chamar atenção da sociedade e do poder publico para as mudanças severas que o Governo quer aplicar na Educação e na imposição de mudanças drásticas no Ensino Médio, podendo até levar ao fim da responsabilidade do Governo pelo ensino superior gratuito.


Os alunos garantem que é um movimento pacifico e responsável, ocupam a escola e aproveitam o tempo para o estudo da PEC 241 e da MP 746, realizam diversas atividades como debates, com advogados e psicólogos, fazem dramatizações a atividades esportivas, sempre sobre a responsabilidades de adultos, todos os alunos tem expressa autorizações de seus pais  para a participações na ocupação e seguem regras criadas por eles, como zelar  do ambiente escolar, fazendo limpeza diárias, divisões de  alimentos recebidos, hora de estudo e de lazer.


O Conselho Tutelar tem feito visitas diárias deste o dia da ocupação como forma de zelar da integridade destas crianças e adolescente. 



Os alunos tem recebido apoio da comunidade escolar e destacam que o destino da ocupação deve ser determinada pela assembleia da UBES na próxima quarta-feira, dia 26.
















ECA - Lei nº 8.069 de 13 de Julho de 1990

Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências.
Art. 3º A criança e o adolescente gozam de todos os direitos fundamentais inerentes à pessoa humana, sem prejuízo da proteção integral de que trata esta Lei, assegurando-se-lhes, por lei ou por outros meios, todas as oportunidades e facilidades, a fim de lhes facultar o desenvolvimento físico, mental, moral, espiritual e social, em condições de liberdade e de dignidade.
Parágrafo único. Os direitos enunciados nesta Lei aplicam-se a todas as crianças e adolescentes, sem discriminação de nascimento, situação familiar, idade, sexo, raça, etnia ou cor, religião ou crença, deficiência, condição pessoal de desenvolvimento e aprendizagem, condição econômica, ambiente social, região e local de moradia ou outra condição que diferencie as pessoas, as famílias ou a comunidade em que vivem. (incluído pela Lei nº 13.257, de 2016)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COTAÇÕES

Projeção da população do Brasil

Projeção da população do Paraná