TERRA NATIVA FM, 91,1

INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA, TEM NOME.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

SECRETARIA DA SAÚDE DE JURANDA ALERTA SOBRE CUIDADOS COM O MOSQUITO AEDES AEGYPTI




A Secretaria de Saúde de Juranda tem trabalhado continuamente na prevenção e no combate ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e  do zika vírus. Este ano a cidade até agora registrou poucas notificações da doença.

O problema é que mesmo com o trabalho de prevenção existem larvas do mosquito na cidade e basta uma pessoa doente para que a dengue se espalhe.



A Vigilância Epidemiológica da cidade tem encontrado dificuldades para realizar o trabalho de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação da equipe de combate a dengue consiste em visitar as residências, apontar os locais de larvas e fazer eliminação do foco.


No entanto, cerca de 50% dos moradores não abrem suas portas para os agentes municipais e nos casos onde são identificados a larva, 40% não permitem a nebulização, dificultando o trabalho.

Esse índice é considerado alto pelos profissionais de saúde e existe uma preocupação quanto à disseminação da doença caso alguém seja picado. O mosquito é o único transmissor dengue, chikungunya e do zika vírus e sem ele não há a doença.

A Prefeitura de Juranda solicita por parte dos cidadãos Jurandenses que colaborem com a equipe de saúde permitindo a entrada dos agentes identificados nas casas. A equipe é treinada para prestar as orientações necessárias a fim de impedir uma epidemia no município.

A Secretaria Municipal da Saúde realiza constantemente ações educativas para a conscientização da população sobre os cuidados para evitar a formação do criadouro do mosquito. Seguem algumas dicas:

-Lave diariamente o pote de água dos animais de estimação;

-Caso tenha pneus velhos em casa, guarde-os em locais secos e cobertos;

-Garrafas vazias devem ser guardadas com o gargalo virado para baixo;

-Mantenha a caixa d’água bem tampada;

-Escorra a água dos vasos de flores e preencha os pratinhos com areia;

-Mantenha o lixo ensacado e vedado, até o momento da coleta;

-A piscina deve ser mantida limpa e com água tratada.


Fonte: Assessoria da Prefeitura – Postado por: Marcos Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COTAÇÕES

Projeção da população do Brasil

Projeção da população do Paraná