TERRA NATIVA FM, 91,1

INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA, TEM NOME.

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

COMPANHIA DE REIS “SOL NASCENTE” DE JURANDA MANTEM A TRADIÇÃO DA FOLIA DE REIS


A Companhia de Reis “SOL NASCENTE” da comunidade Vila Rural Alto Alegre de Juranda, que esse ano completa 7 anos de caminhada, mantendo e tradição e a devoção aos Santos Reis, indo de casa em casa anunciando o nascimento do Menino Jesus.


A Companhia "SOL NASCENTE", esteve visitando os devotos de Santos Reis em Ubiratã, Campina da Lagoa, Goioerê, Mamborê, Boa Esperança, Janiópolis, Rancho Alegre do Oeste e Juranda, visitas estás a devotos na área urbana e principalmente na área rural, mesmo em baixo de chuva buscaram cumpri o compromisso, apesar que esse ano o tempo prejudicou e não puderam ir em muitas casas na área rural.

Toicim, presidente da bandeira e os Embaixadores Lourival e Tiago Souza, convidam a todos para participarem da chegada da bandeira, nessa quarta-feira, 06, a partir das 11 horas e em seguida será realizado a Festa de Santos Reis com um grandioso almoço, que será realizado no Galpão da Vila Rural Alto Alegre em Juranda.



FOLIA DE REIS: DE ORIGEM EUROPEIA, FESTA TAMBÉM É TRADICIONAL NO BRASIL

O dia 6 de janeiro é o Dia dos Três Reis Magos, ou da Folia de Reis. Diz à tradição que, quando os três Reis Magos, Gaspar, Melchior (ou Belchior) e Baltazar, viram a Estrela de Belém no céu, foram ao encontro de Jesus, que havia nascido.

Ofereceram ao menino Jesus, como presente, ouro, incenso e mirra, que simbolizavam a realeza, a divindade e a imortalidade.

Segundo a tradição, um era negro, o outro branco e o terceiro moreno, representando toda a humanidade. Muitos países celebram a data, e a Folia de Reis é comemorada de modo particular em cada região do Brasil.

Em alguns países europeus, a Festa de Reis é celebrada com mais solenidade que o Natal e os presentes são dados no dia 6 de janeiro. Nessa data, os magos são colocados no presépio e o menino Jesus na manjedoura é trocado por um maior, que fica no colo da Virgem Maria.

Na Espanha, a data é chamada de Festa de Reis. Na Itália, festa da "Befana" (uma velha bruxa que dá presente para as crianças). No dia de Reis é costume desfazer as decorações natalinas, guardar os enfeites e desmontar os presépios.





FESTA DE REIS NO BRASIL


No Brasil, principalmente no interior, acontecem os chamados Reisados ou Folias de Reis, festas folclóricas que receberam a influência das origens europeias da celebração, mas que adotaram formas e expressões locais na música, na dança e nas orações, dependendo da região do país.
Uma das festas culturais mais ricas do folclore brasileiro acontece entre os primeiros minutos do dia 25 de dezembro e o dia 06 de janeiro, quando as chamadas "companhias" vão de casa em casa cantar os seus versos acompanhados de violas, violões, sanfonas, pandeiros, triângulos, caixas e instrumentos de corda.

Alguns vestem fardas e máscaras. O restante dos componentes usa uniforme, geralmente calças e camisas sociais.
DE PORTA EM PORTA

O embaixador da companhia é responsável pela organização geral e pela bandeira. É ele quem cria, como um repentista, os versos principais, de acordo com a profecia, ou seja, de acordo com as passagens da viagem dos três reis magos até Belém, a história de Maria e São José e o nascimento do menino Jesus.
As companhias vão de porta em porta durante os doze dias que antecedem de festa. Segundo a tradição, os versos só podem ser cantados na casa da pessoa, que deve ter uma imagem do menino Jesus na manjedoura ou um presépio.
Aqueles que recebem a visita do Reisado em suas casas (representando a visita dos Reis Magos a Jesus) devem oferecer alguma comida ou doação a seus integrantes, para a Festa de Reis, que agradecem ao hospedeiro e seguem para o próximo destino.

No dia de Reis, 6 de janeiro, acontece a Festa de Reis, geralmente com um grande almoço, e a bandeira retorna à casa do Presidente da bandeira.







Postado por: Marcos Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COTAÇÕES

Projeção da população do Brasil

Projeção da população do Paraná