TERRA NATIVA FM, 91,1

INTERNET VIA FIBRA ÓPTICA, TEM NOME.

domingo, 27 de dezembro de 2015

SETE UNIVERSIDADES DO PARANÁ ESTÃO ENTRE AS 50 MELHOR AVALIADAS PELO INEP

Segundo Inep, 2020 instituições do país receberam notas que vão de 1 a 5. UTFPR, UEL, Unioeste, UFPR, Unicentro, UEM e UEPG receberam 4.


Sete universidades do Paraná estão entre as 50 melhores instituições do Brasil, conforme levantamento divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC). São elas: UTFPR, UEL, Unioeste, Unicentro, UEM e UEPG.


De acordo com o Inep, 2020 instituições foram avaliadas e receberam notas que vão de 1 a 5, sendo que o conceito 1 e 2 são considerados insatisfatórios. Conforme o Inep, 280 cursos de graduação apresentaram desempenho insatisfatório, mesmo assim, os indicadores de qualidade de 2013 mostram que a educação superior tem avançado nos últimos anos.

A educação superior do país é avaliada a partir do Índice Geral de Cursos (IGC), do conceito do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e do Conceito Preliminar de Curso (CPC) de 2013.

As instituições paranaenses com melhor desempenho no IGC são: a Universidade Estadual de Londrina (UEL) com IGC Contínuo de 3,64 (conceito 4); a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) com 3,60 (conceito 4); a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) com 3,58 (conceito 4); a Universidade Federal do Paraná (UFPR) com 3,57 (conceito 4); a Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) com 3,51 (conceito 4); a Universidade Estadual de Maringá (UEM) com 3,47 (conceito 4) e a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) com 3,34 (conceito 4).


Segundo os relatórios disponibilizados no site do Ipen, a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS) foi a primeira colocada com nota  4,7982 de média.

Ainda de acordo com o Ipen, 80 cursos que obtiveram resultado insatisfatório (conceito 1 e 2) são reincidentes e deverão sofrer medidas adicionais. Já as instituições responsáveis por esses cursos podem sofrer sanções como suspensão da autonomia em relação ao curso, exclusão do Prouni e até a redução no número de vagas ou suspensão de novos alunos. Conforme o Ipen, os casos deverão ser avaliados individualmente.

Enade

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade), principal indicador do Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), é divulgado anualmente e pode ser realizado por estudantes que estão no primeiro ano do curso (ingressantes) e estudantes do último ano (concluintes). Já o Conceito Preliminar de Curso (CPC) é calculado apenas no ano seguinte ao Enade e tem como principal objetivo a avaliação do desempenho de estudantes, formação do corpo docente, infraestrutura e recursos didático-pedagógicos.


Na UEL, os cursos de Medicina e Farmácia conquistaram o conceito 5 no último Enade. Outros oito cursos alcançaram o conceito 4, são eles: Agronomia, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia. O curso de Serviço Social ficou com o conceito 2.


Da UTFPR, foi avaliado os cursos: Agronomia, com conceito 5; Tecnologia em Radiologia, 4; Tecnologia em Gestão Ambiental, 4; Educação Física, 4.



Na UFPR foram avaliados: Medicina Veterinária 5; Odontologia 4; Medicina 4; Agronomia 4; Farmácia 5; Enfermagem 3; Nutrição 4; Fisioterapia 4; Zootecnia 4; Biomedicina 5; Educação Física, 3.


O Enade avaliou nove cursos da Unioeste, quatro deles conquistaram a nota máxima: Fisioterapia, Farmácia, Medicina e Serviço Social. O conceito 4 foi alcançado pelos cursos de Agronomia, Educação física, Enfermagem e Odontologia. O curso de Zootecnia ficou com a nota 3.

Dos nove cursos avaliados pelo Enade na Unicentro – que possui campus universitários em Guarapuava e Irati – a maioria deles obteve conceitos 3 e 4. Os cursos de Enfermagem e Farmácia conquistaram a nota máxima e Nutrição foi avaliada com o conceito 2.


Na UEM, o curso de Medicina conquistou o conceito 5. Agronomia, Enfermagem, Farmácia, Medicina Veterinária, Odontologia e Zootecnia ficaram com o conceito 4. Já o curso de Educação Física obteve a nota 3.


A UEPG obteve a nota máxima do Enade nos cursos de Agronomia e Farmácia. Educação Física, Enfermagem, Odontologia e Zootecnia ficaram com o conceito 4. Já o curso de Serviço Social obteve o conceito 3.








Fonte: G1Postado por: Marcos Camargo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COTAÇÕES

Projeção da população do Brasil

Projeção da população do Paraná